Sobre a Cabana de Suar
O Ritual da Cabana de Suar dentro da tradição Lakota simboliza morte e renascimento trazendo cura nas quatro dimensões do ser. Segundo os índios o que existe em cima da terra também existe embaixo, assim a forma da cabana, como um grande iglu simboliza o útero da terra e nele mergulhamos para um novo nascimento.
Na dimensão física, o trabalho dos espíritos é complementado pela pedra de cura que colocamos na parte do corpo que desejamos curar.
Na dimensão emocional, o ambiente quente, desconfortável e escuro da sauna sagrada nos leva a entrar em contato com o nosso interior inclusive nossa sombra, o lado mal que é reprimido e negado desde a mais tenra infância. Ao entrar em contato com coisas que tememos e negamos começamos um processo de cura no plano emocional.
Na dimensão mental, reavaliamos os preconceitos culturais e nos abrimos para o conhecimento ancestral.
Na dimensão espiritual, embora o Xamanismo não seja uma religião a qual professamos é um caminho de grande e fácil acesso à centelha divina que existe em nós.
O Ritual da Cabana de Suar termina com a partilha do Cachimbo da Paz que será explicado em seu próprio lugar.
Cachimbo da Paz
A historia dos índios americanos mostra que a espiritualidade está presente em suas vidas desde o inicio da formação das primeiras tribos.
Um espírito de luz, que se denominou Mulher Novilha Búfalo Branco, se materializa para dois caçadores e ordena que eles retornem à tribo e preparem uma grande festa.No dia da festa este espírito de pura Luz se apresenta e presenteia ao Holly Man, pajé da tribo, com o primeiro Cachimbo da Paz e ensina que as orações feitas através do cachimbo serão ouvidas por todos os espíritos e que sua fumaça reforçará as orações.
O Cachimbo da Paz é o maior instrumento de cura nas tradições dos nativos norte americanos e está presente em todos os seus rituais.
Fogueira Sagrada
A fogueira sagrada ocupa grande importância nos rituais xamânicos.
Quando acendemos uma fogueira sagrada fazemos a invocação dos Seres das Quatro Direções e também dos Seres do Fogo.
Os Seres do Fogo, assim como a energia de Shiva ajuda-nos a destruir o velho para que o novo possa aparecer ou ser construído.
Ajuda-nos a quebrar os velhos conceitos para que sem pré-conceitos possamos deixar que uma nova vida se faça presente.
Os Espíritos das Quatro Direções para nos ajudar a suportar esta destruição e dar-nos a sustentação para permitirmos o novo em nossas vidas.
Jornadas
Jornada Xamânica é um instrumento poderoso de contato com as várias dimensões do Ser Humano, ampliando a consciência, o que nos permite ouvir com mais clareza nossas múltiplas realidades internas e assim integrá-las ao objetivo maior de ser uma pessoa inteira.
Unir a sensação à emoção e aos pensamentos nos coloca em contato direto com toda a riqueza interna e nos torna aptos a reivindicar a nossa grandeza, além de nos devolver a percepção e a consciência de que somos co-criadores da nossa vida.
Tambor
O tambor um grande instrumento de poder e que no meu caso ajuda muito mais facilmente a entrada em estados alterados de consciência.
Uma Jornada Xamânica quando feita ao som do tambor pode ser muito mais profunda uma vez que está comprovado cientificamente que o som de um instrumento de percussão tocado em um ritmo monótono e repetitivo diminui a intensidade das ondas celebrais permitindo o acesso à nossa intuição tão abafado em estado normal de vigília.
Chocalhos
No Xamanismo o chocalho é outro instrumento de poder e pode ser usado de muitas maneiras: Para limpeza, para energização dos chacras, para invocação dos espíritos e até mesmo para auxiliar a pessoa a entrar em estado alterado de consciência.