É a medicina do mundo indígena – a arte e a ciência de curar e atenuar as doenças – aqui entendidas como o desequilíbrio em qualquer das dimensões do ser humano, repercutindo em todas as outras e impedindo a vida plena. Atualmente, o XAMANISMO é amplamente utilizado em associação aos tratamentos da Medicina tradicional.
O Xamanismo e o processo de cura
O XAMANISMO utiliza os Rituais de Poder. Aqui trabalha-se com as pedras, as folhas, a fumaça, o calor, as características e o poder dos animais, o poder da natureza, o poder dos Guias Internos.
A pessoa que opta por esse processo de cura, necessariamente, se submeterá a uma preparação interior, a uma canalização da Vontade e um abrir-se para a cura. Isto exige envolvimento e compromisso com o processo individual e grupal de cura.
Xamanismo – Na vida e no trabalho do Dr. Celso Fortes
Em seu caminho pessoal, quando foi acometido por uma doença terminal, adquiriu o conhecimento do poder de cura das pedras, período em que questionou e reavaliou seus conceitos e crenças sobre a questão da cura. Nesta trajetória, encontrou-se com a Dra. Elisabeth Kübler-Ross, psiquiatra mundialmente conhecida pelo seu trabalho com doentes terminais e, juntos, tiveram a oportunidade de agrupar esses conhecimentos na direção do tratamento do “cliente terminal” e no conhecimento da vida e do processo da morte e do morrer.Aberto para esses novos conhecimentos, aprofundou seus estudos no XAMANISMO e conviveu com os nativos norte-americanos na Reserva Indígena Rosebud, Dakota do Sul, EUA, onde participou de rituais de morte e renascimento do ego, buscando novas visões de si mesmo, do outro e do mundo; reencontrando partes de si mesmo no Resgate de Alma.Assim, a partir da experiência pessoal profundamente vivenciada, na visão do Dr. Celso Fortes, o XAMANISMO é uma das formas de religar a personalidade com a Essência, permitindo uma integração e uma harmonia das quatro dimensões, expressando-se numa vida mais plena e num Ser Humano mais inteiro. O seu conhecimento acadêmico, somado às técnicas xamânicas, trouxe para o seu trabalho novas possibilidades e caminhos de cura nas quatro dimensões do ser: físico, emocional, mental e espiritual.